Comunidade >Conceito, Práticas e Métodos

PATRIMÔNIO CULTURAL: CONCEITOS, PRÁTICAS E MÉTODOS

O título desse texto já traz em si cinco palavras/conceitos que seriam suficientes para uma longa e complexa discussão: patrimônio, cultura (cultural), conceitos, práticas e métodos.
A segunda palavra adjetiva a primeira, logo lhe circunscreve o universo de abrangência e preocupações, ou seja, não se está tratando de toda e qualquer ordem de patrimônio, mas de apenas uma delas, aquela que chamada de cultural.
Em verdade, há alguma diversidade no campo do patrimônio que, se não interessa como objeto específico, ao menos ajuda a compreender aquela que interessa. Duas delas serão úteis para notar as primeiras características da modalidade do patrimônio que aqui interessa: o patrimônio público e o patrimônio privado, particular.
Patrimônio público diz respeito aos bens que o Estado ou seus desdobramentos (órgãos públicos, autarquias, governos estaduais e municipais) possuem, mas que, de modo geral, pertencem a todos os cidadãos enquanto membros constituintes do próprio Estado. Prédios públicos, equipamentos, investimentos, recursos financeiros e mesmo os elementos de ordem constitutiva ou simbólica (a constituição, o código penal, os regulamentos, seus símbolos, hinos, etc). Mas não é desse patrimônio que se está tratando, ao menos não por enquanto.
Acesse o texto completo

Visualize Fotos.
Saiba mais.

Confira a galeria de vídeos.
Saiba mais.

desenvolvido por Bess Multimedia